sábado, 18 de junho de 2011

MARCHA NACIONAL DA LIBERDADE - Sábado 18.06.11



''Marcha Nacional da Liberdade (Rio de Janeiro) - Sábado, 18 de Junho

Ata da 1a. Reunião:
http://www.4shared.com/get/5UYdzEfD/Marcha_da_Liberdade_Rio_-_1a_R.html

...2a. Reunião (IFCS - Terça-feira, dia 14 às 19h):
http://www.facebook.com/event.php?eid=175410485852361
---------------------------------

Belo vídeo mostrando como tudo isso começou!
http://www.youtube.com/watch?v=3O40XXnAURo

Arsenal de Flores na Marcha da Liberdade SP e convocação para a Marcha Nacional:
http://www.youtube.com/watch?v=_24-6YPZIAc

Documentos Urbanos - Marcha da Liberdade:
http://www.youtube.com/watch?v=OYUWhvytmJY

----------------------------------


Um dia antes de acontecer uma manifestação para protestar por mudanças na legislação (a Marcha da Maconha - SP) um juiz decidiu passar por cima da Constituição e vetou os direitos constitucionais de expressão e de reunião. No último minuto de expediente judicial, para que não houvesse tempo para recursos.

No entendimento dele a manifestação deveria ser proibida porque era apologia, incitação, ao crime. Ora, se defender mudanças na legislação fosse crime, deveriam fechar o Congresso Nacional e prender todos os parlamentares!

Havia um acordo prévio entre os organizadores da manifestação e a polícia para o caso de a Marcha ser proibida no último minuto. Se isso ocorresse os presentes protestariam então pela Liberdade de Expressão.

Como combinado, os manifestantes taparam nos cartazes as referências à maconha e prosseguiriam com a passeata.

Não adiantou. Atendendo ao protesto de um pequeno grupo de neonazistas a PM prendeu um ativista que distribuia um jornal informativo e em seguida a Tropa de Choque atacou os manifestantes.

Atacaram pelas costas dezenas manifestantes pacíficos! Espancaram até jornalistas no exercício da atividade!

As imagens são flagrantes ataques à democracia. Vimos em plena Avenida Paulista, à luz do dia, direitos constitucionais serem revogados à base de cassetetes, tiros e bombas.

http://www1.folha.uol.com.br/multimidia/videocasts/919102-policia-agride-reporter-e-manifestantes-na-marcha-da-maconha-em-sp-veja.shtml

Foi então convocada para o sábado seguinte a Marcha da Liberdade, unindo os mais diversos grupos e pessoas que não aceitaram essas atitudes ditatoriais e atenderam a um chamado expontâneo pela democracia.

Na sexta-feira, o mesmo juiz, utilizando o mesmo truque, proibiu também essa manifestação!

Vimos, então, uma manchete inacreditável em um estado democrático de direito: "Justiça Proíbe Ato pela Liberdade de Expressão"
http://noticias.r7.com/sao-paulo/noticias/justica-proibe-ato-pela-liberdade-de-expressao-20110527.html

Diante do anúncio de que 32 movimentos da sociedade civil distribuiriam flores caminhando e cantando pela liberdade, o governador não teve alternativa senão mandar a PM descumprir a ordem judicial e autorizar a Marcha da Liberdade.
http://g1.globo.com/sao-paulo/noticia/2011/05/marcha-da-liberdade-termina-na-praca-da-republica.html

Neonazistas tentaram novamente tumultuar a Marcha da Liberdade, agora se infiltrando na manifestação e atacando uma equipe de TV. Felizmente, dessa vez o tiro saiu pela culatra...
http://www.estadao.com.br/noticias/geral,skinheads-causam-confusao-na-marcha-da-liberdade,725228,0.htm

Porém a Marcha da Liberdade não foi tão livre. Pelo acordo entre a PM e os manifestantes, qualquer um que citasse palavras proibidas, como "maconha" ou "aborto" seria imeadiatamente preso!

Por isso foi decidido convocar para o próximo dia 18 uma MARCHA NACIONAL PELA LIBERDADE. Esse evento no Facebook é para organizar a Marcha aqui no Rio.

No Rio de Janeiro o Ministério Público e a Justiça costumam entender que manifestações como a Marcha da Maconha são garantidas pela Constituição. Contudo, aqui também há ataques à liberdade de expressão.

Contudo não podemos esquecer que:

-- Quando Barack Obama veio ao Rio pessoas que protestavam contra sua visita (incluindo uma senhora de 67 anos) foram arbitrariamente levados para uma prisão de segurança máxima sem julgamento e só liberados depois que ele voltou aos EUA.
http://www.abi.org.br/primeirapagina.asp?id=4191

-- Em grande parte do país duas pessoas do mesmo sexo não tem liberdade para expressar afeto nem dando as mãos sem correr o risco de serem agredidas.

-- Pessoas não podem defender o direito ao plantio sustentável e não podem denunciar organizações criminosas de extração de madeira. Elas não têm o poder público ao seu lado e por isso, são assassinadas, como os 4 casos da última semana de maio de 2011.

-- Integrantes de religiões afro-brasileiras muitas vezes não têm liberdade para expressar sua fé sem serem hostilizados.

-- Músicos de rap, funk e hip hop frequentemente são marginalizados quando se expressam.
Não podemos esquecer dos MCs que foram presos aqui no Rio por "apologia ao crime". Um deles disse: "Eu lá vou falar sobre a moça bonita de Ipanema que vem e que passa?? Eu vou falar é do Caveirão, que entra aqui na favela atirando pra tudo quanto é lado!!"


Precisamos lutar pelo diálogo entre as pessoas. E mostrar que não vamos ficar só na frente do computador. As redes sociais vão nos levar às ruas. E juntos!

Vamos lutar, enfim, por cada causa, que no fim, nos une em uma só indignação: a democracia não tem falado por nós e não tem nos ouvido!

Basta!

A luta pela liberdade de expressão é de todos! Se não protestarmos por ela agora em breve não poderemos protestar por mais nada... ''

ONDE? Praia de Copacabana - Concentração na altura do Posto 6 e caminhada até a altura do Copacabana Palace

QUANDO? sábado, 18 de junho · 14:00 - 18:00

QUANTO? 0800

Nenhum comentário:

Postar um comentário