terça-feira, 22 de setembro de 2009

RECINE 2009 - De 21 a 25.09 (Segunda a Sexta)

A remodelação do conjunto arquitetônico do Arquivo Nacional e o aumento substancial da quantidade de filmes sob a custódia da instituição motivaram o surgimento do Festival Internacional de Cinema de Arquivo – RECINE, em 2002. Nesse ano, a Oitava edição do Festival tem como tema O cinema nas ondas do rádio:


"O rádio é um meio de comunicação onipresente e percebido como invisível. Desde o advento do cinema sonoro, e agravada com a chegada da televisão, ao rádio é atribuída uma deficiência: a cegueira. No entanto, o fato de não lançar mão da imagem como recurso de comunicação é negativa somente em aparência, pois o rádio nos informa e nos entretêm nos liberando de uma atenção exclusiva. Podemos ouvi-lo enquanto desenvolvemos outras atividades do nosso cotidiano e isto lhe confere uma enorme riqueza e versatilidade. O rádio encontra seu espaço em situações bastante diferentes e, embora em movimento contínuo, perfaz o caminho entre a intimidade e a privacidade, e, sem um formato rígido e específico, muda de pele e adapta-se a todas as situações.

O mito da cegueira não é necessariamente um pecado original, um defeito. Isto não faz justiça a algo sobre o qual não estamos acostumados a pensar: o som. Nossa vida é feita de sons de todos os tipos, há uma trilha sonora incessante que nos acompanha do início ao fim de nossas vidas: o som da natureza, o som urbano, as pessoas ao nosso redor, todo o tipo de objetos e música em toda parte. O som que nos rodeia é parte de nós e não podemos vê-lo, mas ele é suficiente para que identifiquemos as ações que o produzem de forma clara e evidente, transformando uma aparente deficiência em qualidade.

E é sobre este poderoso meio de comunicação que o RECINE, em sua oitava edição, se debruça. Investigando sua força e sua relação com o Cinema: invenções contemporâneas no tempo e com histórias interligadas e complexas, com momentos de extrema proximidade, outros de distanciamento.

O encontro do Cinema com o Rádio é apresentado na mostra informativa de filmes; nas palestras e debates que discutirão preservação dos acervos de áudio, rádio do futuro, radioarte e rádio digital; nas exposições montadas pelo Arquivo Nacional, pela Empresa Brasil de Comunicação e pelo Institut National de l’Audiovisuel (INA), e na revista RECINE 2009, editada especialmente para esta edição do Festival Internacional de Cinema de Arquivo."

ONDE? Arquivo Nacional - Praça da República, 173 - Centro (em frente ao Campo de Santana)
QUANDO? De Segunda a Sexta, 21 a 25/09 - A partir das 10h
QUANTO? 0800

*Confira a programação completa:
http://www.recine.com.br/2009/programacao.php
Destaque para o show das Cantoras do Rádio, com apresentação de Ricardo Cravo Albin, encerrando o festival.

Nenhum comentário:

Postar um comentário