quarta-feira, 26 de agosto de 2009

I Mostra de Teatro Reciclagem - 26.08 a 30.08

Antes tarde do que mais tarde... O ECOAR - Festival de Arte e Reutilização tá rolando desde ontem... Mas além do Baile Curinga (já postado), tem várias atividades interessantes que mercem ser mencionadas:

"O Festival quer abordar o papel dos artistas em formação na sociedade, sobetudo numa das questões mais discutidas atualmente: a preservação do planeta. A partir dessa conscientização ecológica, pretende fomentar o desenvolvimento de um teatro auto-sustentável que mantenha sua relevância cultural e faça ecoar para toda a coletividade esta reeducação do homem em relação ao ambiente"

Programação - I Mostra de Teatro Reciclagem Cantão:

DIA 26 – quarta-feira
Espetáculo: CANOEIROS DA ALMA
Instituição: UFU - MG
Direção: Narciso Telles
Duração: 50min
Elenco: Afonso Mansueto, Adriana Moreira, Camila Tiago, Jhonatan Rios, Lucas Dilan, Marcella Prado, Nádia Higa, Priscilla Bello, Samuel Giacomelli

Canoeiros da Alma é um espetáculo concebido a partir de várias leituras do universo dos moradores às margens do rio no Vale do Jequitinhonha. O rio não é o mesmo para cada um deles, seu significado pode trazer a idéia de vida, morte ou simplesmente ser indiferente. Os atores do Coletivo Teatro da Margem desvelam as sensações, impressões das experiências vivenciadas pelo grupo nesse contexto.

DIA 27 – quinta-feira
Espetáculo: (DES)ESPERANDO
Instituição: USP - SP
Direção: Felisberto Costa, Roberta Carbone e Thiago Leite
Duração: 50min
Elenco: Roberta Carbone e Thiago Leite

Este é um espetáculo de teatro dedicado a tratar de forma contemporânea as questões fundamentais da humanidade, que se confundem com a obra do maior dramaturgo de todos os tempos: William Shakespeare. O amor, a guerra, a traição, o medo, a ganância, o perjúrio, o ciúme, a inveja são os temas que o diretor, professor e roteirista Alexandre Mello, vem compondo com a colaboração de um elenco de 14 jovens atores estreantes.

Dia 28 – sexta-feira
Espetáculo: A BOA
Instituição: UFRJ – RJ
Direção: Olívia Zisman
Duração: 50min
Elenco: Luiz Paulo Barreto e Raphaela Tafuri

Um jornalista abandona sua carreira, a família e a corporação para viver na rua, ele rompe com sua condição social, subvertendo a ordem. Uma discussão a respeito dos papéis sociais a que estamos todos condicionados a representar, nossos valores morais e os reflexos de nossas ações junto à coletividade na qual estamos inseridos, são algumas das questões levantadas por essa montagem.

Dia 29 - sábado
Espetáculo: ENAMORADOS
Instituição: SESC - PE
Direção: Galiana Brasil e Marcus Rodrigues
Duração: 80min
Elenco: Alex Brito, Bruno Britto, Cacau Maciel,Danilo D”Tácito, Eddie Monteiro Gustavo Soares, Isis Monteiro, Gilblênio Saadh, João compasso, Lara Valentina,Luciana Barros

Do amor e seus percursos... Do ator, e seus recursos. Os alunos-atores deram voz à vontade comum de falar sobre “relações humanas” (o Amor). A peça ganhou corpo no treinamento intenso (físico/energético) em busca do “esvaziamento”, nas improvisações suadas no jogo contínuo na sala de trabalho, inspiradas pelas escrituras amorosas do Rolanthes que, por sua vez, estimulavam uma escritura paralela, tomada de outras fontes que afirmavam esse discurso em diferente tempos e lugares (Safo, Tchecov, Omar Kayan) revelando uma corrente de equivalências retro-alimentada a cada noite, direto na fonte dos desejos.

Dia 30 - domingo
Espetáculo: VERDADE É O MESMO QUE MENTIRA
Instituição: UNIVERCIDADE - RJ
Direção: Alexandre Mello
Duração: 80min
Elenco: Cintia Rosa, Felipe Palhares, Guilherme Miranda, Iano Salomão, Isabela Neto, Jeyce Valente, Jonas Barros, Jorge Florêncio, Natacha Gaspar, Patricia Elizardo, Renan Fragale e Sergio Santoian

A partir da situação proposta por Beckett em Esperando Godot , dois personagens descartados da sociedade se encontram em um ambiente definido como lugar algum. A relação entre seres animados e inanimados, igualmente descartáveis, se configura a partir do jogo entre ator e objeto, criando um universo entre o real e o imaginário. Uma alegoria sobre a efemeridade em nossa sociedade contemporânea.

ONDE? Teatro Odisséia - Av. Mem de Sá, 66, Lapa
QUANDO? 25 a 30/08 - Sempre as 20hrs
QUANTO? 0800 (senhas distribuídas meia hora antes de cada apresentação, Lotação: 60 lugares)

Classificação etária: 18 anos

*APROVEITE PARA DOAR UM LIVRO!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário